Proteja-se do Ransomware com o TRINORTE CLOUD BACKUP

Home / Proteja-se do Ransomware com o TRINORTE CLOUD BACKUP
Sabe o que é ransomware? Imagine que é um administrador de TI numa empresa com 30 ou mais pessoas. Tem a seu cargo uma série de responsabilidades, com o hardware, o software, a rede – e até mesmo os sistemas telefónicos e as eventuais falhas ou faltas de energia. Assim, quando o seu diretor o chama e diz, “não consigo abrir o meu ficheiro com a previsão das vendas”, você apressa-se e entra em ação. Verifica o PC e descobre que o ficheiro está de alguma forma corrompido. Em seguida, observa um pequeno ícone vermelho no canto inferior da área de trabalho com um pedido de leitura: “Os seus ficheiros foram encriptado. Tem 8 horas para pagar 500,00€ por uma chave de desencriptação ou perderá todos os seus dados – clique aqui para obter instruções para pagamento.”
Após o choque inicial, você percebe que foi infetado pelo Ransomware – um tipo de malware que bloqueia o acesso a ficheiros ou sistemas até que o resgate seja pago. Existem muitos tipos de ransomware, incluindo Reveton, Cryptolocker, Winlocker e Cryptowall, e para muitos o antídoto pode ainda não estar disponível. De acordo com o McAfee Labs Threats Report, a cada trimestre o número de tipos de ransomware cresce em média de 155%.

O que faria?

Pense no que faria se a sua empresa fosse atingida pelo ransomware. Pagaria? A menos que encontre um antídoto – poderá não ter nenhuma forma de restaurar os seus dados. Lembre-se que, mesmo que pague, não há nenhuma garantia que o invasor vá desencriptar os seu dados. Poderá simplesmente desaparecer.

No entanto, o que pode ser para si uma surpresa é o facto de existir há anos uma solução universal para o ransomware. De facto ela existe há mais anos que o próprio ransomware:

A resposta chama-se cópia de segurança (Backup).

Algumas coisas mudaram desde os primeiros procedimentos de backup. Hoje em dia, o backup na nuvem é a melhor forma de proteger os dados e os sistemas do ransomware e são cada vez mais as empresas que utilizam esta solução para salvaguardarem os seu dados.

O backup na nuvem cria cópias de todos os seus ficheiros e até de todo o sistema operativo, se assim o pretender – mantendo-o seguro, longe dos invasores e das ameaças do ransomware. Se ocorrer um ataque, poderá restaurar rapidamente os arquivos afetados mantendo a sua empresa em perfeito funcionamento. Pode até mesmo restaurar um sistema operativo por completo, para o seu estado anterior, quando se encontrava perfeitamente funcional – e não precisa de pagar um cêntimo que seja por um resgate.

De salientar que o tradicional backup local pode não ser suficiente – dado que os arquivos de backup do seu HDD ou NAS local também podem ser afetados pelo ransomware.

A única forma de resistir a um ataque de ransomware é usar uma solução profissional de proteção de dados para fazer backup dos seus dados e sistemas para a nuvem, de forma programada, regular e consistente.

A solução TRINORTE CLOUD BACKUP pode ajudar a proteger todo o seu ambiente contra o ransomware. Com ela terá uma solução de backup na nuvem comprovada, confiável e com altos padrões de segurança – os seus dados são encriptados com AES-256 antes mesmo de saírem do seu sistema. Descubra mais e experimente hoje mesmo o TRINORTE CLOUD BACKUP!

Proteja-se do Ransomware – fique seguro, fique protegido.